terça-feira, 2 de dezembro de 2008

PALAVRAS DE VIDA 35

PALAVRAS DE VIDA


Pr., Th. D., Serafim Isidoro.


T R I U N I D A D E


"Eu e o Pai somos um..." - Jo.10.30.

A doutrina da Trindade é fundamento do cristianismo. Cristo é a pedra angular, principal do edifício que é a Igreja. Mas, em consequência, é esta a doutrina que separa o judaísmo do cristianismo, fazendo o destaque da soberania quanto à eleição da graça de Deus. Na doutrina da Trindade, o Pai cria, o Filho redime e o Espírito Santo santifica, consagra. Duas Pessoas desta Trindade já tiveram Suas respectivas atuações, às Suas devidas épocas. O Pai, criador, elegeu Israel como Seu povo preferido, em Abraão, em Moisés, em colunas mestras da Velha Aliança. O Filho veio para o que era Seu, tal povo escolhido. Ele foi enviado às ovelhas perdidas da casa de Israel. Curou a enfermos, pregou aos pobres ressuscitou a mortos (Lazaro) transformou mulheres (Maria Magdalena) transformou caráter (Zaqueu, o publicano) pagou impostos, amou as crianças, mas foi rejeitado pelo Seu povo, morreu em uma cruz. Ressuscitou ao terceiro dia - setenta e duas horas após a Sua morte - subiu ao céu e colocou-se à direita de Deus.

Cinquenta dias após a morte de Jesus, cumprindo o que fora tipificado anualmente na festa judaica denominada Pentecoste, Ele, Jesus, tendo recebido do Pai a bendita promessa, enviou o Espírito Santo, Terceira Pessoa da Trindade, o qual completa a missão de salvar o homem, missão de redimir o ser humano. Esta, desde então, é a dispensação do Espírito Santo que convence a criatura humana dos pecados praticados, encaminha o pecador ao arrependimento em Cristo, transforma e santifica a sua vida, dando-lhe um novo nascimento, uma nova identidade, fazendo-o uma nova criatura.

É o ministério do Espírito.

Mas o judaísmo que rejeitou a Jesus de Nazaret, como sendo o Messias, o Ungido, o Cristo, rejeita também o Espírito, renegando-O como ser de Deus, como sendo o próprio Deus na terceira Pessoa. O judaísmo rechaça a doutrina da Trindade, afirmando ser YHWH (Deus) o único Deus, existente em uma só Pessoa em Sua essência.

Para eles, o véu ainda está posto.

Não crêem em uma revelação progressiva da Pessoa de Deus. Embora corpo, alma e espírito (humanos) sejam a mesma pessoa, água, fogo e terra, os unidos fundamentos de todas as coisas no mundo - como pensavam os filósofos gregos - para o judaísmo, Pai, Filho e Espírito Santo não podem ser a mesma pessoa, não podem ser Deus Trino. A pedra que os edificadores rejeitaram é a cabeça de esquina, não só na Igreja, como na Trindade. Ele é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Que tira o pecador - simbolicamente falando - do meio da massa falida espiritualmente, que sempre foi a sociedade, o kosmos. Ele veio para o que era Seu - os judeus - mas os Seus não O receberam; mas a tantos quantos O receberam, deu-lhes a autoridade de serem feitos filhos de Deus, a saber, os que crêem no Seu nome.

A porta ainda está aberta. O Espírito e a noiva dizem: vem; e se o meu leitor entrar por esta porta, salvar-se-á.

_________________________

O Pr., Th. D. Honoris Teologia, Serafim Isidoro, oferece os seus livros,

apostilas e aulas de grego koinê -E-mail: www.serafimprdr@ig.com.br

(35)

Nenhum comentário: