domingo, 5 de agosto de 2012


PALAVRAS DE VIDA
Pastor Serafim Isidoro.

ENTENDER

Excepcional poeta e escritora, Lúcia Borges faz do seu perfil no “Recanto das Letras” mais uma de suas peças de profundidade sensível. Diz ela: “A complexidade do meu perfil foi escrita por CLARICE LISPETOR; senão, vejamos:

“Não entendo. Isto é tão vasto que ultrapassa qualquer entender. Entender é sempre limitado. Mas não entender pode não ter fronteiras. Sinto que sou muito mais completa quando não entendo. Não entender, mas não como um simples de espírito.

O bom é ser inteligente e não entender.

É uma doçura de burrice. Só que de vez em quando vem a inquietação: quero entender um pouco; não demais; mas pelo menos entender que não entendo”.

Você entende? – Se não entende, entenda mais um fragmento de Clarice Lispetor:

“Não se preocupe em entender. Viver ultrapassa todo entendimento”.
__________________________

ENTENDER

“Mas entendei qual seja a vontade do Senhor...” – Paulo, apóstolo, Ef. 5.18.

De modo geral, entender a vontade de Deus em sentido global para nossas vidas, entendemos. Ele nos dá a vida eterna.Difícil de entender é quando essa vontade desce ao terreno das minúcias do nosso viver: o magro não entende por que ele é assim; o pobre não entende por que não tem riquezas; o doente não entende por que de sua falta de saúde; o estulto não entende a razão da sua estupidez.

Não entendemos as adversidades da vida. “No mundo, tereis aflição” – dissera o Mestre.

Por que tais aflições? Onde a contrapartida? Jó, o patriarca sofredor lamentou: “Por que não morri ao nascer?” O autor da salvação do mundo verberou: “Pai, por que me desamparaste?

O quadro do cristianismo moderno,positivista,questiona a vontade de Deus explicitada por Pedro, apóstolo: “Os que sofrem segundo a vontade de Deus, confiem as suas almas ao Criador na prática do bem” – I Pd. 4.19.

Não é necessário entender agora. Os paradoxos do cristianismo só serão entendidos na vida futura, quando tivermos estatura espiritual tal e qual ao Senhor Jesus, o Cristo – Fp.3.21. – Concordo com a poetisa Clarice Lispetor: “Viver ultrapassa todo entendimento”...

Só Jesus.

_______________________________

O Pr. Th. D., D.D. Serafim Isidoro oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê;

No Google:     serafim isidoro textos

Nenhum comentário: